top of page
Buscar

A ferramentaria está presente no dia-a-dia!

  • Foto do escritor: Daros Matrizes
    Daros Matrizes
  • 8 de jan. de 2016
  • 1 min de leitura

Atualizado: 3 de abr. de 2021

Já parou para pensar como as coisas que utilizamos no nosso dia-a-dia são produzidas?

Antes de tudo vir parar em nossas mãos elas precisam passar por vários processos de produção. Para cada produto é preciso um planejamento, escolha de material adequado para produção, pesquisas de mercado e também de alguém especializado para realizar o desenvolvimento de ferramentas, moldes, dispositivos...

O ferramenteiro é um dos profissionais mais completos da metalúrgica braçal, é ele quem desenvolve e produz as ferramentas, moldes e peças. Ele faz desde a parte de usinagem de uma fábrica até seus maquinários, precisa ter habilidades em fresadoras, tornos e até mesmo noção de retifica.

A ferramentaria surgiu com a Revolução Industrial quando a utilização de máquinas para produção de itens para consumo cresceu consideravelmente movimentando a economia.

No Brasil o período a partir de 1956 é o ponto de partida para o ramo de ferramentaria, com a importação de equipamentos, implantação da siderurgia e das indústrias automobilísticas que precisavam de mão de obra qualificada, que na época precisava ser importada.

Na década de 1960 com a chegada das Multinacionais fabricantes de automóveis empresas estrangeiras se instalaram para fornecer estampos e dispositivos, começava o segmento de ferramentaria no Brasil.


 
 
 

Comments


Posts Recentes
Arquivo
  • Facebook - Círculo Branco
  • Pinterest - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
bottom of page